WeChat é o novo WhatsApp?

WeChat chega ao Brasil com a dificil missão de tomar o lugar do WhatsApp como mensageiro mais utilizado em smartphones e tablets.

wechat

Verdadeira febre na Ásia, o aplicativo conta com mais de 300 milhões usuários registrados (70 milhões são chineses), mas aqui no Brasil tudo será novo para ele. O WeChat é de fato superior ao WhatsApp, ao menos em funções. Logo de cara entrega vídeo conferências em HD (caso seu aparelho suporte), além de um serviço que localiza pessoas que possuem o aplicativo nas proximidades (que pode ser desabilitado por privacidade).Ele tembém conecta com a conta do Facebook, é totalmente livre de anúncios e ainda é grátis.

WhatsApp em momento delicado

O WhatsApp está em um período de transição. Com uma excelente base instalada, resolve agora cobrar anuidade dos usuários para funcionar em aparelhos Android (no iOs sempre foi pago). O valor chega à ser irrisório (2 reais no Android por ano e 0.99 dólares nos aparelhos da Apple). É praticamente de graça, mas esbarra em quem não possui ou não confia no uso do cartão de crédito para transações online (através do Google Wallet). Com certeza o pessoal do WeChat estava de olho nisso, resolvendo então aproveitar o momento para se firmar no Brasil e apagar da memória dos usuários e smartphones o querido WhatsApp. Conseguirá? Achamos que não tão cedo.

Pouco usuários registrados e problemas

Ele parece ser mal programado e pesado – principalmente em aparelhos sem processadores multi-core. Ocupa mais de 20MB de memória (mas permite a transferência para o cartão de memória do aparelho nativamente, em sua versão Android). Outro fator que parece assustar quem o utiliza pela primeira vez é a quantidade de funções juntas em um mesmo aplicativo. Querendo ou não os usuários se acostumaram a separar o aplicativo do Facebook para rede social, do Twitter como microblog, o Instagram para fotos , o WhatsApp para conversas de texto e o Skype/MSN para vídeos. Aqui no WeChat, a proposta é mais complexa, atuando quase como um “Inception”.

Rede social própria

O aplicativo para Android, iOS e PCs não serve apenas para conversas, é uma junção entre mensageiro, compartilhador de fotos, Facebook, Badoo e Waze. Ele tenta fazer com que os usuários se conheçam com base em interesse iguais, aleatoriamente, e pretende fazer com que deixem Facebook de lado (ele possui uma espécie de linha do tempo, aceita capas e coisas assim). o WeChat é pretensioso.

Em resumo tenta ser um Facebook ao contrário (todos nós sabemos que a maior rede social do mundo não consegue funcionar em Smartphones – o que inclui o fracasso de nome Home).

Funções exclusivas

Além de mensageiro, rede social e mini Skype, o Wechat oferece várias maneiras de incluir novos contatos em sua lista. Um deles é gerando um QR Code próprio, que ao ser lido pela câmera de outro Smartphone, automaticamente o inclui na lista da outra pessoa. Outra forma de incluir contatos no WeChat é agitando dois Smartphones ao mesmo tempo. É bobo mas original, permitindo adicionar pessoas aleatoriamente (esperamos não ver pessoas agitando o Smartphone sem parar em lugares públicos tentando conhecer novas pessoas…).

Muitas reclamações dos usuários na Google Play dizem respeito a falta de usuários que usam o WeChat (ainda é o começo) e a dificuldade em adicionar amigos na lista de contatos. Pois bem, acreditamos que assim que muitas pessoas utilizem o aplicativo, isso será mais fácil. Além de adicionar contatos pelo número telefônico, o WeChat busca no Facebook, envia convites por e-mail, mostra quem está próximo e o tem instalado (incluindo a quilometragem).

Outra diferença positiva entre WeChat e o WhatsApp é a possibilidade de conversar com pelo PC, bastando acessar este link;

O lançamento “oficial”

O aplicativo está disponível nas lojas virtuais de Apple e Google há bastante tempo, mas apenas nesta terça feira, dia 17 de julho, chegou oficialmente ao Brasil. O APP está investindo pesado em marketing, com comerciais no Youtube, anúncio Google, TV por assinatura e TV aberta brasileira, o que inclui até o Messi como garoto propaganda.

Download WeChat para Android e para iOs

O aplicativo está totalmente em português do Brasil e pode ser baixado nos links abaixo:

WeChat para Android

WeChat para iPhone e iPad

O WeChat também possui versões para Windows Phone, Blackberry e Symbian.