Falha de segurança em cartões SIM

Todos acreditávamos que a segurança dos cartões SIM, ou seja, os chips das operadoras, era inquebrável, porém, criptógrafos da Alemanha irão apresenta na conferencia de segurança Black Hat em Las Vegas no dia 31 de julho que isso não é tão verdade quanto pensávamos.

Falha de segurança em cartões SIM

O nome do responsável pela descoberta é Karsten Nohl. Ele encontrou falhas de software e encriptação que pode afetar milhões de cartões SIM pelo mundo. Sua equipe testou aproximadamente 1,000 chips procurando vulnerabilidades e aproximadamente um quarto se mostrou falho, porém, Nohl acredita que cerca de um oitavo dos chips pelo mundo apresentam a vulnerabilidade, ou seja, algo como 500 milhões de aparelhos.

Tirando proveito dessa falha, é possível somente através do número do celular, em apenas alguns minutos, controlar remotamente o cartão SIM e até clona-lo, afirma Nohl. Ou seja, gravar ligações, redireciona-las e possivelmente cometer fraudes de pagamento.

O que deixa todos um pouco mais aliviados é que essa falha foi descoberta antes de ter dado tempo para se tirar proveito, sendo assim, as operadoras terão tempo para arruma-la.