Como assistir filmes com legenda no iPad e iPhone

Se você, assim como eu, teve problemas para assistir filmes com legendas no iPad, talvez encontre aqui a solução.. Se você procura um tutorial de como enviar filmes para iPad/iPhone, veja nosso outro tutorial aqui.

 

Depois de muito pesquisar pelo Google tal solução, acabei por descobrir sozinho. No player normal de vídeos do iPad (que abandenei desde que assisti o primeiro filme, pela falta de opções e compatibilidade) ainda não sei ao certo como fazer. O fato é que alguns funcionam outros não.
Agora, se como a maioria você comprou na iPad store o o-Player, ou o AVPlayer HD, ou qualquer outro player de vídeos, e não consegue ver filmes com legenda no iPad, veja se isso resolve seu problema:
Como exemplo vou usar o AVPlayer HD, que julgo ser o melhor, porém, o procedimento pode ser realizado nos outros players ou no seu computador.
Passe o arquivo do filme para dentro do player através do iTunes ou da conexão WiFi. Logo após, mande o arquivo da legenda, que precisa ser aquele mais comum, o .srt. O arquivo de legenda SEMPRE precisa ter exatamente o mesmo nome do arquivo do filme, como por exemplo: homem_aranha.avi – sua legenda precisará se chamar homem_aranha.srt – esse é o básico da reprodução de arquivos de filmes, tanto nos tablets quanto nos PCs.
Feito isso, teste o filme, caso a legenda não funcione como no arquivo Boston Legal 1.avi que testei (veja foto baixo) você percebe que a legenda não funcionou:
Para arrumar isso, bata tocar no nome do arquivo de legenda (no caso Boston Legal 1.srt) , como você vê na foto abaixo:
Em seguida a tela abaixo será exibida. Repare que se a legenda aparecer com esses caracteres absurdos, ou em japonês, o problema poderá ser facilmente resolvido. Para tanto, logo abaixo observe que você possui a oportunidade de mudar a codificação da legenda. Normalmente deixando em unicode e utf-8, tudo deveria funcionar, porém no iPad não é assim.
Portanto problema das legendas está na codificação das mesmas. Eu uso aqui a ISO -8859 como você vê na imagem abaixo. Escolhendo a mesma, as legendas já ficarão corretas na tela do seu iPad e a maioria dos filmes com legendas em português deverão funcionar.

 

Existem outras codificações compatíveis, e quando você utilizar legendas em outro idioma, talvez seja preciso testar uma outra codificação.
Fazendo o procedimento, repare que meu filme já aparece com as devidas legendas e está tudo em ordem! : )