Aplicativos Android para bateria

Conheça os melhores aplicativos Android para a bateria de seu celular, seja para análise ou melhora do seu tempo de uso. Apesar de nossos esforços diários para prolongar a vida da bateria no dia a dia, é preciso uma análise mais profunda de qual exatamente é o problema, o que em específico vem sugando toda a preciosa energia. Listamos aqui então os melhores aplicativos Android para bateria, que com certeza podem melhorar sua experiência no Android.

Aplicativos Android para Bateria

Aplicativos Android para Bateria

Battery Drain Analyzer

Battery Drain Analyzer

Um dos aplicativos Android para bateria mais recomendados é o Baterry Drain Analyzer. Aplicativo sofisticado que acompanha o uso de energia em plano de fundo para te dar uma idéia do que mais está drenando sua bateria. Oferece muitas estatísticas e números que devem satisfazer até os usuários mais perrenhos.

Como o nome sugere, o aplicativo analisa as fontes mais pesadas de uso de sua bateria e aquelas que “sugam” a energia. A tela do Battery Drain Analyzer mostra a porcentagem de uso da bateria por diversas variáveis como atividades do sistema, aplicativos, WiFi, Bluetooth, etc. Abaixo disso, mostra quais aplicações em específico estão usando qual porcentagem da bateria de seu Android.

Além dessa análise básica, o aplicativo também oferece vários números e gráficos que podem ser de grande ajuda. Temos vários gráficos por exemplo do histórico de uso da bateria, como quanto sua bateria durou cada dia nas últimas duas semanas. Toda essa análise tão aprofundada e visualmente entregue para o usuário é algo único entre os aplicativos Android para bateria.

Outro aspecto interessante do Battery Drain Analyzer é a de expectativa de vida da bateria. Ao analisar seus hábitos de uso e os aplicativos rodando, ele te dará uma estimativa de quanto tempo sua bateria irá durar e quão rápido ela está descarregando. Também suporta perfis de uso de acordo com suas necessidades. Alguns perfis duram menos e outros mais, depende do que escolher.

Battery Doctor

Battery Doctor

O Battery Doctor é um aplicativo Android para bateria com algumas funções bem interessantes que você não achará em outros apps. Á primeira vista ele é bem organizado com uma interface limpa para verificar sua bateria que te fornece a expectativa de uso da bateria se baseando nos seus hábitos de uso no momento, mas ele vai além ao mostrar o quanto você poderá aumentar esse tempo de uso ao desligar certezas funções como rádios e sincronizações. Também te dá uma estimativa de quanto tempo a bateria durar se você começar a jogar algum jogo ou ouvir música. Muito bom para planejar seu dia.

A melhor parte do Battery Doctor é a parte que te dá conselhos. Ele te dará dicas de quando carregar seu celular para ter o máximo de tempo de vida da bateria e quais aplicativos e funções você deve desabilitar para prolongar o uso.

Além de oferecer essas dicas preciosas, o Battery Doctor entra na lista dos melhores aplicativos Android para bateria por ajudar a carregar seu celular numa maneira mais inteligente para maximizar o tempo de duração de sua bateria. O aplicativo inicia um processo de carregamento em três fases sempre que você o liga para carregar. Isso é para fazer sua bateria durar o máximo possivel entre os carregamentos. O ciclo consiste em carregar a bateria até 100%, descarregar para 90% e repetir algumas vezes. Então ela carregara passivamente a bateria até 100%(mais lento), antes de te avisar para tirar da energia. Também te da uma estimativa de quanto tempo demorará para terminar de carregar. Essa e outras funcionalidades do Battery Doctor o torna um aplicativo que com certeza merece ser conferido.

Wakelock Detector

Wakelock Detector

Um dos maiores culpados de uma bateria sendo descarregada rapidamente é o “wakelock”. Temos dois tipos de wakelock. O wakelock parcial são aqueles aplicativos que não permitem seu celular de “dormir profundamente” quando a tela está desligada, o que pode causar um vazamento intenso da bateria. O ideial é que seu celular entre em sono profundo assim que a tela é desligada, porém, alguns aplicativos por serem mal programados ou sincronizar frequentemente de mais, pode impedir isso. Já o wakelock completo é quando o aplicativo mantem a tela ligada (e consumindo bateria) além do momento em que ela deveria ter automaticamente desligado. Alguns exemplos disso são certos aplicativos de música e alarme. O Wakelock Detector é um aplicativo feito para ajudar você a identificar especificamente esses problemas de Wakelock em seu Android.

O Wakelock Detector lista todos os aplicativos em seu aparelho que estão causando algum tipo de wakelock desde sua última reinicialização. Te dará telas mostrando quanto tempo uma aplicação fez seu celular ficar ativo, ordenando por qual aplicativo mais causou isso e também quantas vezes cada aplicativo “acordou” seu celular. Um wakelock de 10 segundos em uma hora não seria um grande problema, porém 10 wakelocks de 10 segundos no mesmo tempo, sim.

É claro que se fosse só isso, não seria o ótimo aplicativo android para bateria que é. Ele também oferece outras funções mais técnicas como informações do sistema para você ir mais a fundo na sua análise da bateria. Você pode por exemplo ver o estado atual de dado aplicativo, diferenciar wakelocks do processador ou da tela e mais. Se você acha que wakelock é um dos culpados pela sua bateria acabar rápido, o wakelock Detector será seu melhor amigo.

Qualcomm’s Battery Guru

Snapdragon Battery Guru

Esse app da Qualcomm é para aqueles com aparelhos equipados com processadores Snapdragon. Apesar de estar limitado à esse grupo, dado o número de aparelhos hoje em dia com um processador Snapdragon, ele merece estrar na lista. O Battery Guru da Qualcomm vai rodar em plano de fundo e irá aprender como melhor usa-lo, fazendo então ajustamentos para maximizar o tempo da sua bateria.

Por exemplo, se o Battery Guru vê que o aplicativo Facebook sincroniza a cada hora apesar de você só o abrir a cada 6 horas, ele poderá diminuir essas sincronizações, impedindo-o assim de acordar seu celular, o que consumiria bateria e dados (caso se conecte à alguma rede). Se ele percebe que você está sempre conectado à sua rede WiFi em casa de noite, ele poderá ativar automaticamente o WiFi esse horário e desligar quando você normalmente sai de casa. Todos esses gerenciamentos inteligentes são feitos para melhorar sua experiência e aumentar o tempo de uso de seu aparelho.

Porém, não oferece muita coisa na parte de análise da bateria. Mas para o usuário casual que não quer ir tão a fundo, é o suficiente. Também te oferece o quanto você poderá economizar de bateria ao ajustar certas configurações. A interface é bem amigável.
Apesar de termos um oceano de aplicativos de bateria na Play Store, esses se destacam facilmente pelo que oferecem e por de fato fazer bem o que prometem. Termina aqui nossa lista de recomendações de aplicativos Android para bateria.