Tudo sobre o novo iOS 7 da Apple

Enfim a Apple lançou o novo iOS 7. O lançamento foi na conferência de desenvolvedores da Apple WWCD em San Francisco nesta segunda-feira, dia 10/06. O novo sistema operacional trás a maior reforma desde o lançamento do iPhone em 2007. O novo iOS 7 só está disponível na versão de testes para desenvolvedores e deve chegar aos usuários em setembro. Somente o iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, todos os iPads a partir da versão 2, iPad mini e iPods touch a partir da quinta geração poderão instalar o novo iOS7 e alguns deles não terão a versão com todas as novidades.

iPhone rodando iOS 7

iOS 7

O que há de novo

Design: Agora sob a liderança de Jonathan Ive, o iOS 7 sofreu grandes mudanças, mesclando algo entre o iOS, Android e Windows Phone. O visual é mais limpo e prático, parece mas refinado. As cores continuam vivas mas sem intensidade exagerada. As letras são mais finas e os ícones chapados (com cores planas ao invés de texturas).

Central de Controle: A Central de Controle do iOS 7 é um painel de controle que aparece ao deslizar seu dedo na tela inicial para cima, parecido com o do Android, que desliza para baixo. Lá podemos controlar por exemplo o Wi-Fi, modo avião, Bluetooth e outros.

iTunes Radio: Chegou o tão esperado iTunes Radio, serviço de streaming de músicas da Apple. Lá poderemos ter acesso à músicas e estações específicas via streaming. O serviço será gratuito para os usuários do iOS 7 mas terá propagandas. Porém, se a pessoa tiver assinatura o iTunes Match, não precisará se preocupar com os anúncios.

Câmera: Assim como o Instagram, a câmera agora possui um modo para fotos quadradas e conta com vários filtros para suas fotos. Agora basta deslizar seu dedo para escolher entre os modos: normal, quadrado, panorâmico e para filmar. O aplicativo Fotos agora passa a organizar as fotos pela data e onde foram capturadas. As fotos e videos podem ser compartilhadas pelo iCloud

Central de Notificações: Na tela de desbloqueio, teremos previsão do tempo, compromissos, mensagens e outras coisas.

Multitarefa: Um dos maiores destaques do iOS 7 é que é multitarefa de verdade. Antes, só alguns aplicativos podiam ficar rodando enquanto outros abertos na tela, agora porém, os desenvolvedores poderão habilitar o modo multitarefa, podendo o usuário deslizar lateralmente entre os aplicativos.

AirDrop: Recurso muito aguardado agora chega para o iPhone e iPad, agora chega com o iOS 7. Com esse recurso pode-se facilmente transferir arquivos pelo Wi-Fi de um aparelho para outro diretamente.

Safari e iCloud Keychain: O Safari está de cara nova e o usuário pode abrir várias abas de páginas, se movendo entre elas verticalmente. Já o iCloud Chain armazena suas senhas na iCloud para facilitar a navegação do usuário sem precisar ficar digitando suas senhas toda hora.

Siri: A Siri ganhou uma nova voz feminina, mas a novidade é a masculina. Faz agora pesquisas no Twitter, Wikipedia e Bing. Podem usa-la para mudar configurações e ouvir mensagens de voz. Porém, para nós no Brasil, nada de versão em português por enquanto.

Activation Lock: Uma novidade interessante do iOS 7 para nós brasileiros é uma ferramenta chamada Activation Lock. Caso o usuário tenha seu aparelho rodando iOS 7 roubado ou o perca e ative esse recurso, ele ficará obsoleto, sem poder ser usado.

Recursos do iOS 7 disponíveis para cada aparelho Apple

Atualização do Siri iTunes Radio AirDrop Panorama Fotos quadradas Filtros de câmera Filtros de fotos
iPhone 4 Não Sim Não Não Sim Não Sim
iPhone 4S Sim Sim Não Sim Sim Não Sim
iPhone 5 Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim
iPod touch 5G Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim
iPad 2 Não Sim Não Não Não Não Não
iPad 3 Sim Sim Não Não Sim Não Sim
iPad 4 Sim Sim Sim Não Sim Sim Sim
iPad mini Sim Sim Sim Não Não Não Sim

 

Ainda há muitas coisas que os amantes do iOS desejam e não foi no iOS 7 que receberam (por enquanto pelo menos). Algumas delas são um sistema de notificação realmente melhor, um sistema para controlar anexos de email mais eficaz, sistema para gerenciar documentos nativamente, um gerenciador de download do Safari, desligar sons enquanto estiver em ligações,  entre outras.

O que fica claro no iOS 7 é que a Apple não teve vergonha de copiar várias coisas de desenvolvedores de sua própria plataforma, assim como de outros sistemas operacionais como o Android e Windows Phone. Percebemos isso desde a nova interface gráfica do iOS 7 até várias funções idênticas ao que já tínhamos em outros sistemas operacionais. E isso é uma coisa boa. Após o anuncio durante a conferência, a Apple disponibilizou em seu site uma página do novo iOS 7.

Com certeza ainda teremos algumas mudanças no iOS 7 até seu lançamento previsto para setembro, então fique de olho.