Razões para fazer root no Android

Fazer ou não fazer root no Android? Muitos já se perguntaram isso. Se você curte tecnologia e ‘fuçar’, com certeza deve fazer o root e neste artigo trazemos para você algumas das infinitas vantagens e algumas das poucas desvantagens de fazer root no Android.

Root no Android

O que é fazer root no Android?

Fazer root significa conseguir acesso root ao seu aparelho. Quando você tira seu aparelho da caixa, temos várias opções para mudar, porém, só o que a montadora te permite fazer, como a Samsung, por exemplo. Ao fazer root, você terá um acesso muito mais profundo ao seu aparelho. Para isso, terá que passar por alguns passos um pouco técnicos e apresenta alguns riscos se feito errado. Você provavelmente perderá a garantia e em alguns casos raros, você pode até quebrar seu aparelho para sempre. Mas mesmo assim ainda vale a pena por tudo que você ganha.

Aplicativos

Se você entrou pelo menos uma vez na parte de aplicativos da Play Store já sabe que temos uma grande variedade de apps para quase todas as necessidades e gostos. Porém, com um aparelho rootado você tem ainda mais opções. Alguns aplicativos para funcionarem precisam ter acesso ao seu aparelho que sem root não conseguem. Por exemplo, temos o Network Spoofer. Esse aplicativo cria uma rede sem fio falsa e quando alguém se conecta à ela, você pode faze-los ver suas imagens ao contrario, textos embaralhados e outras coisas sem danos concretos. Outros aplicativos que chegam mais perto da ilegalidade também estão disponíveis para aparelhos rootados. Vários desses aplicativos estão na própria Play store. Vale dizer que vários aplicativos funcionam em aparelhos normais mas ganham novas funções em aparelhos feitos root. Isso por si só já valeria fazer root no Android.

Atualizações do Android

Em vários aparelhos temos até uma determinada versão do Android e nunca sairá uma nova atualização. Porém, a comunidade de desenvolvedores do Android é bem ativa e está sempre brincando com o sistema operacional. Muitas vezes eles conseguem um Android de nova versão em seus aparelhos antes mesmo que a marca disponibilize e geralmente é bem fácil de instalar.

Interface Gráfica

Muitos de nós odiamos a interface gráfica que vem de fábrica, como o TouchWiz da Samsung. Geralmente além de feias são bagunçadas e cheio de coisas que não queremos. Ao fazer root no Android, você poder instalar a ROM que mais te agrada. Várias são totalmente customizáveis se ainda assim não achar a perfeita para você.

Aplicativos Inúteis

A maioria dos aparelhos Android vem com um número enorme de aplicativos inúteis e que você nunca vai usar, os chamado bloatware. Ao fazer root você pode se livrar de tudo o que não quer no seu aparelho. Só tenha cuidado para não deletar algo que seu aparelho realmente precise para funcionar.

Velocidade e Bateria

Seu aparelho está começando a dar umas travadinhas? Ao fazer root você pode escolher entre vários kernels específicos para suas necessidades. Alguns são mais potentes, outros mais leves para a bateria durar mais. Você pode também configurar a potencia com um aplicativo chamado Set CPU que o habilita fazer overclock ou underclock. Pode também por exemplo deixar seu aparelho para rodar ao máximo quando jogando algo e o mínimo quando a tela estiver desligada. Esse tipo de coisa requer um acesso mais direto ao sistema que só é possível ao se fazer root no Android.

Customização

O Android já é o sistema operacional para aparelhos móveis mais customizável  mas se você fazer root nele, aí sim poderá customizar de tudo. Se quer uma mudança total, pode baixar um ROM que nem lembra um Android. Se quer um aparelho que é totalmente funcional via gestos? Temos o GMD Gesture Control. Fazendo root no Android você pode mudar como sua tela de desbloqueio funciona e muito mais.

Funções infinitas

Além de customizar seu aparelho para exatamente como o quer, você pode também tem as mais variadas funções. Quer usar seu controle do PlayStation para jogar no Android? Quer decidir quem pode te ligar e quando? Quer fingir ser de outro país ou operadora para a Play Store? Quer ficar realmente seguro usando uma Wi-Fi pública? Quer usar a câmera do Android 4.2 Jelly Bean usando um Android mais antigo? Quer recuperar algo que deletou acidentalmente? Tudo isso é possível se você fizer root no seu aparelho Android. As possibilidades são infinitas.

Os Riscos

Fazer root no Android vem também com alguns riscos como quebrar para sempre seu celular, mas se você fizer tudo certinho, não terá esse problema. Além disso, se você não quer perder a garantia do seu aparelho, não é aconselhável fazer Root pois vários fabricantes não aconselham o procedimento.

Deve-se ter cuidado também para não deletar arquivos do sistema essenciais, pois agora você pode. É importantíssimo saber exatamente de onde você está baixando seu novo ROM pois ele pode conter arquivos maliciosos que comprometem a segurança do seu aparelho.

Em geral, temos alguns riscos mas nada que bom senso, atenção e uma pesquisa prévia não resolva. Aconselhamos à todos que sabem um pouco o que estão fazendo a fazer root no Android.