iOS, Android ou Windows Phone – Qual o melhor?

Os Smartphones estão sempre passando um aos outros em qual é melhor em questão de processador, tela, armazenamento, câmera, etc. Mas a maior diferença entre um e outro é sem duvida o sistema operacional, por isso é importante fazer a escolha certa para você, iOS, Android ou Windows Phone

iOS, Android ou Windows Phone?

Nós não estamos apenas falando sobre a interface gráfica do sistema. São as funções diferentes e os aplicativos disponíveis que realmente separam um sistema operacional do outro.

Tudo bem quando você vai baixar os aplicativos que todos usam como Facebook, Twitter, Angry birds, etc. Mas e as apps menores? E se seu internet banking não suporta seu sistema operacional? Se você escolher um que não tenha esses aplicativos em seu mercado de apps, terá algumas dores de cabeça.

Popularidade não é uma boa forma para comprar um ao outro também. A Apple com seu iPhone rapidamente roubou espaço da BlackBerry e Nokia mas agora está em segundo lugar, perdendo para o Android da Google em número de aparelhos vendidos e em aplicativos então sempre um ultrapassando o outro. Quem sabe qual sera o futuro desses dois e do Windows Phone?

BlackBerry pode voltar a dar uma respirada com o lançamento do BlackBerry 10, mas nada que chegue forte às massas, por isso não será tratado nesse artigo.

 
Como escolher o melhor Sistema Operacional de Smartphone para você

A sua primeira e mais importante escolhe ao comprar um Smartphone é qual sistema operacional você vai querer no seu aparelho. Por isso muitas pessoas acabam passando um bom tempo decidindo entre o iOS, Android ou Windows Phone.

Algo que deve ser levado em consideração é a possibilidade de atualização. Qualquer iPhone pode ser atualizado para a última versão do iOS de graça, já quanto ao Android, se o aparelho poderá ser atualizado para versões mais novas do Android é algo que você terá que pesquisar antes de comprar.

Por exemplo, o Samsung Galaxy S3 pode ser atualizado para o Android 4.2.2 Jelly Bean, mas o Galaxy Y que é mais barato só vai até o Gingerbread (2.3). Alguns Sone Xperia vem com Android 4.0 Ice Cream Sandwich mas dificilmente terá uma atualização para o Jelly Bean. Há também aqueles que demoram mais para receber a atualização, aqueles que sempre recebem antes, etc. No caso do Android isso realmente depende de pesquisa anterior a compra do aparelho. Em geral, dificilmente você verá muitos updates para seu aparelho se não pagar uma boa quantia nele.

O Windows Phone se aproxima mais do Android quanto à atualizações. Aparelhos Windows Phone 7 não podem ser atualizados para o Windows Phone 8 OS, mas alguns podem ser atualizados para o Windows Phone 7.8 que tem algumas similaridades com o 8. Assim como em aparelhos Android, uma pesquisa sobre possibilidade de atualizações deve ser feita para o aparelho que pretende adquirir. Assim como no Android, geralmente você também está pagando pela possibilidade de atualizações futuras.

Mas vale lembrar que nem sempre as atualizações são essencialmente necessárias. É claro que a regra é quanto mais recente, melhor, mas será necessário? Talvez você tenha em mente um aparelho x de 600 reais, mas já descobriu que ele nunca receberá um update para Android 4.2.2 Jelly Bean. Nesse caso, você deve procurar as diferenças entre a última versão Android que ele suporta e a atual. A partir dai, você começa a medir se as novas funções que você não poderá ter são realmente necessárias para você. O fato de não receber atualizações não significa que você deva descartar o aparelho.

dica: ao comparar as funções de uma versão à outra, lembre-se que lendo ou vendo parece tudo mágico e maravilhoso, mas muitas vezes você nunca nem usará a função, ou seja, não se deixe deslumbrar. Outra coisa é, muitas vezes as funções adicionadas em novas versões de sistema operacional também podem ser realizadas por aplicativos separados, sem necessariamente ter a última versão do sistema operacional.

 

Apple iOS 6

ios

A última versão do sistema operacional da Apple, o iOS 6 roda nos iPhones, iPads e iPods Touch.

O simpático browser Safari suporta múltiplas janelas, mas a falta de suporta à Flash significa que algumas páginas não funcionarão. Temos sincronização de Favoritos pelo iCloud e a possibilidade de salvar páginas para visualiza-las offline.

Digitar no iOS é bem suave depois que você pega o jeito com a auto correção. Bons aplicativos de notas, lembretes e calendário estão disponíveis.

Suporte à email é solido. Você pode facilmente adicionar mais de uma conta de email do Outlook para o iCloud Mail, Yahoo, Google, etc. Pode ver caixas de mensagem separadas ou mostra-las todas em uma só. Pode pesquisar emails por nome ou assunto.

o iOS 6 tem um centro de notificações bem útil que aparece na Lock Screen (tela de bloqueio), ou seja, você pode verifica-las sem desbloquear seu smartphone. É claro que também pode desabilitar essa função.

Uma central de configurações é onde se controla quase todos os aspectos do iOS, com um deslizante de Ligado/Desligado para Bluetooth, Roaming, integração de aplicativos, etc. Algumas configurações podem ser sincronizadas em outros aparelhos pelo iCloud ou iTunes.

Musicas, jogos, seriados, etc., comprados pelo iTunes podem ser deletados para liberar espaço e baixados novamente no futuro.

A Apple decidiu criar seu próprio sistema de mapas ao invés do Google Maps, mas não conseguiu chegar ao nível do da Google, pelo menos por enquanto. Porém, você ainda pode baixar o aplicativo do Google Maps no iOS.

A integração entre os aparelhos da Apple também é algo louvável, seja pelo Bluetooth ou outra tecnologia.

Outro ponto positivo mas que também pode ser negativo é o fato de a Apple revisar todos os Aplicativos antes deles chegarem ao App Store. Sendo assim, é mais difícil você pegar algo indesejável no seu Smartphone. Por outro lado, limita aplicativos que poderiam ser muito úteis de verem a luz do dia.

Não vamos falar do Siri aqui por estarmos no Brasil. Parece que a Nuance vem fazendo algumas pesquisas sobre os sotaques no Brasil para fazer uma atualização e disponibilizar o Siri em Português, mas nada de concreto por enquanto.

 

Android

Android

Enquanto o iOS da Apple é um software fechado e controlado com um pulso firme, o Android é mais aberto, o que pode ser bom (a maioria das vezes) mas nem sempre dar tudo certo.

Além da jogatina e ver conteúdo adulto (o que não é tão liberado no iOS quanto no Android) temos também alguns riscos de segurança. Enquanto você só baixar aplicativos confiáveis não deverá ter nenhum problema.

O Google ice Cream Sandwich (a versão anterior à Jelly Bean) faz todos os básicos, com gerenciadores de vídeo, música, etc. Previsão do tempo, funções para os contatos e outros são adicionados por cada um, como HTC ou Samsung. Ou seja, mesmo que a versão do Android seja a mesma, os aplicativos e a interface gráfica que vem, são diferentes.

A Google vem fazendo um bom trabalho. Os defensores do Android crescem a cada hora. Uma das grandes vantagens é muito bem desenvolvido Google Maps. Temos também controle por voz, busca por voz, compartilhamento fácil, podendo compartilhar fotos com todos numa sala por exemplo.

O mercado de Apps, a Play Store, conta com mais de 600 mil aplicativos, sendo que qualquer aplicativo que você baixou de graça ou pagou estando disponível para os próximos aparelhos que você comprar. É tudo ligado à sua conta Google. Em contraste, com a Apple, nem todos os aplicativos são “universais”.

Alguns usuários podem ficar meio assustados com a integração entre todos os serviços da Google, ou seja, ela pode ficar sabendo tudo sobre você, seus emails, o que você pesquisa, seu perfil, etc.

Temos o novo Google Now agora (também para iOS mas levemente limitado), que te fornece informações uteis, cria lembretes inteligentes, informações de viagem, moeda local e tudo isso lhe é mostrado quando o aparelho acha que você precisa.

 

Microsoft Windows Phone 8

windows_phone

O Windows Phone 8 tira vantagem dos aparelhos com grandes telas (sendo praticamente inútil se não for assim). Temos então o Xbox Games, Calendário, Câmera, aplicativos, galeria de fotos e tudo mais. Alguns exclusivos são Office 365, SkyDrive e outros que não servem muito por enquanto para nós que estamos no Brasil como o Local Scout.

Uma conta Microsoft (Xbox, Hotmail, Outlook.com) é necessária para administrar sua conta. Você pode então acessar o Xbox Music. A grande parte em mídia do Windows Phone 8 é pelo mercado do Xbox.

O mercado de aplicativos do Windows Phone 8 é parecido com o Play Store da Google e oferece 120 mil apps. Se você está com a devida opção ativada, você pode olhar pelo mercado de apps pelo seu notebook e instalar pelo Wi-Fi, o que é bem prático. Compartilhamento como o do Android também é suportado.

Temos a área para crianças que você pode deixar seu filho com o Smartphone e ele terá acesso à jogos e outras coisas sem se preocupar que acabe deletando algo importante.

Apesar de termos alguns ótimos aparelhos rodando Windows Phone 8, é a falta de opções que o deixa um pouco para trás. Isso e a falta de alguns aplicativos essenciais que estão presente há muito tempo no iOS e Android.

 

Conclusão: Qual o melhor sistema operacional de SmartPhones?

Pelos número de aplicativos, a Apple e a Play Store da Google estão infinitamente à frente, mas isso pode ser confuso às vezes, sendo que muito é lixo.

O Android sofre com alguns quesitos em qualidade nos aplicativos, ao contrario da Apple que controla rigorosamente o que entra. Mas também temos uma grande variedade de aparelhos para todos os públicos e alguns aplicativos muito bons que nunca chegarão à Apple.

No quesito de performance, a Apple e o Windows Phone 8 estão à frente sendo que são mais controlados e desenhados para certas tecnologias. Já o Android, se você não pesquisar bem, pode comprar algo e se arrepender.

A Microsoft por sua vez faria você crer que o Windows Phone 8 é o melhor para você se já possui um PC rodando Windows ou até mesmo um Xbox. Porém, nada de espetacular da base à esta afirmação.

O Android tem aliança com gigantes como a Sony, Samsung, LG e outras, mas ainda sofre com alguns quesitos de qualidade em aplicativos. Porém, é altamente flexível abrangendo todo o mercado, sendo que temos um aparelho Android que melhor se encaixa para cada um.

Sendo assim, dizemos: Não existe um melhor. Depende muito de qual seu perfil e para o que você vai usar seu Smartphone. Se você não é tão ligado em tecnologia e não sabe muito bem como usar tudo isso mas quer um Smartphone, talvez um iPhone com seu iOS seja melhor. Se você é mais ligado no mundo da tecnologia, ou não quer gastar tanto ou quer o que há de último em hardware, etc, um Android se encaixaria melhor. Se você é mais ligado em redes sociais, um Windows Phone.

É de extrema importância sempre pesquisar sobre o aparelho que tem em vista antes de comprar, independente se você vai de iOS, Android ou Windows Phone.