Android é o sistema operacional mais usado em tablets

A IDC acaba de informar que o crescimento das vendas de tablets no primeiro trimestre de 2013 foi de mais de 140% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo o Android como o sistema mais comum entre os tablets com 56,5% de participação. Já o iOS da Apple é atualmente o segundo, com um pouco menos de 40%; ainda na lista temos o Windows com 3.3% e o Windows RT com 0,4%.

 melhor tablet com android

A Apple ainda é a empresa que mais vende tablets no mundo, as vem perdendo participação de mercado. A Samsung teve um grande crescimento nos últimos anos, com quase 300%, hoje em segundo lugar. Quem mais cresceu foi a Asus com seu Nexus 7. Em quarto ficou a Amazon seguida pela Microsoft. Apesar do crescimento do Android, sua principal vendedora, Samsung, comercializou 8.8 milhões de tablets nos primeiros três meses do ano, enquanto a Apple, 19,5 milhões, um crescimento de 65,3%. Esses números podem indicar o início de uma repetição do que aconteceu no mercado de smartphones, com Android dominando e a Samsung sendo a maior fabricante.

A grande novidade na lista é o Windows, que, mesmo contando com uma participação extremamente limitada, conquistou a quinta posição mesmo tendo lançado seu principal produto, o Surface Pro, somente em fevereiro desse ano, não obstante sua pequena capacidade de distribuição.

Ainda não se sabe se a Microsoft conseguirá algum fruto no mercado de tablets e sistemas operacionais móveis, mas vai tentando ganhar espaço. Tomara que a competição faça com que os tablets se tornem cada vez mais acessíveis em preços e que a qualidade e recursos dos sistemas operacionais aumente mais.